Um projeto idealizado e realizado por estudantes do ensino médio, o blog Comentaristas surgiu durante conversas entre esses. Com o objetivo de trazer informações dos mais variados temas, desde notícias do cenário "pop" atual, até matérias completas de política e histórias. Como temos um grande número de autores, as opiniões podem e vão variar de autor para autor, podem até colidir, dando ao leitor, dois pontos de vista contrários para analisar.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Ditadura Militar - General Emílio Médici

12:30 Posted by Victor G. , , No comments
     Em 1969, depois da saída da Junta Militar, o General Emílio Garrastazu Médici, o mais severo dos presidentes assumiu.


General Emílio Garrastazu Médici

       Médici, em seu mandato, estabeleceu uma ainda mais rígida censura, intensificou o AI-5, realizou as obras da usina Hidrelétrica de Itaipu e iniciou a construção da Rodovia Transamazônica.
     Além dessas, aumentou a intensidade do forte sentimento nacionalista, já presente na Ditadura Militar. Isso ficou marcado com a frase "Brasil, ame-o ou deixe-o". Esse sentimento, em suma, lutava contra os sentimentos "anti-nacionalistas" como usar nomes ou cantar em outras línguas ou criticar o governo, sendo que isso seria, para o ponto de vista do mesmo, criticar o país.
     Ainda em seu mandato, nos anos de 69 a 73, Garrastazu presenciou e contribuiu para o Milagre Econômico Brasileiro. Este, aumentou a renda da classe média consideravelmente e registrou níveis excepcionais de crescimento econômico no país. O Milagre Econômico se deu por fortes investimentos na área de produção de energia e fortes investimentos em estatais. São heranças desse, o abismo social que existe hoje no país e a grande dívida externa que dura até hoje e se criou para realizar os investimentos no país.
      No final de seu mandato, Médici ainda enfrentou a crise do petróleo de 1973 que afetou todo o mundo.

0 comentários:

Postar um comentário