Um projeto idealizado e realizado por estudantes do ensino médio, o blog Comentaristas surgiu durante conversas entre esses. Com o objetivo de trazer informações dos mais variados temas, desde notícias do cenário "pop" atual, até matérias completas de política e histórias. Como temos um grande número de autores, as opiniões podem e vão variar de autor para autor, podem até colidir, dando ao leitor, dois pontos de vista contrários para analisar.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

E a Tendência de Hoje É...

21:24 Posted by Anna Marchezan 1 comment
   A palavra moda significa costume e provém do latim modus. Tendo muitas variações durante os períodos históricos, a moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A partir da Idade Média, existira um padrão nas roupas que aumentava de acordo com a classe social. Com a Idade Moderna, o vermelho era preferível pela Europa, pois era uma cor extraída do pau-brasil. Logo no final dessa idade, o salto surgiu no gosto feminino. E nestes dias? Em um mundo capitalista, moda é uma forte aliada nesse sistema visto que é uma tendência do consumo. Está em constante mudança e aberta para diferentes ideias e críticas.
   Infere-se que a moda faz a junção do vestuário com o tempo, integrando questões sociais e políticas. É só observar, na idade medieval, as mulheres de altas classes deixaram de vestir roupas “quadradas” e foram cativadas pelos decotes e cinturas finas, sempre acompanhadas com joias para esbanjar o poder. Já nos anos modernos, a nobreza era diferenciada pelas golas altas, rendas e sem frescura na hora de usar um corpete, enquanto os homens preferiam usar calças curtas e bufantes (uma espécie de “enchimento”).
   Agora, sem tratar-se das distintas roupas e tendências durante os tempos,  será que a moda é algo rígido que se necessita seguir certo padrão ou é mais liberal? Ao passar do tempo, os ‘looks’ foram seguindo modelos de acordo com a sociedade e agora com um meio social com mais liberdade de opinião e de expressão, a moda diferencia-se pra cada um desses. Existem opções para todos os gostos e também para todos os bolsos. Em companhia do aumento do poder de consumo, as roupas que estão em alta no mercado, tendem a abrir um preço acessível a todas as classes, não se privando à riqueza.
    No entanto, muitas pessoas creem que a moda valoriza o superficial de cada indivíduo, deixando de lado a verdadeira essência do cidadão. Engana-se por não abrir um leque de pontos de vista, pois a moda pode ser também para caracterizar a personalidade, pois se usa o que gosta então porque não identificar-se por meio das roupas? Entretanto, isso inicia outra discussão referente ao assunto: a moda é cada um quem faz? Não é aquilo que está sobre as passarelas das mais famosas “fashions weeks”?

    Então, chega-se e acredita-se em uma conclusão que sentir-se bem e usar aquilo que lhe dá prazer já é um próprio conceito de moda. Como diz no significado do latim, moda é um costume. Talvez possa ser um costume que a sociedade adquiriu vestir ou poderá ser o costume que cada sujeito adquiriu vestir. Cada ser construirá um conceito para definir moda, para definir a própria moda. Criar através da criatividade, inovar e inspirar.

Um comentário: