Um projeto idealizado e realizado por estudantes do ensino médio, o blog Comentaristas surgiu durante conversas entre esses. Com o objetivo de trazer informações dos mais variados temas, desde notícias do cenário "pop" atual, até matérias completas de política e histórias. Como temos um grande número de autores, as opiniões podem e vão variar de autor para autor, podem até colidir, dando ao leitor, dois pontos de vista contrários para analisar.

sábado, 17 de maio de 2014

Ditadura Militar - Pré-golpe

12:30 Posted by Victor G. , , 1 comment
    Janeiro de 1961, Jânio Quadros assume a presidência do Brasil. Com o símbolo de uma vassoura, a campanha do novo presidente prometia varrer o comunismo e a corrupção do país.

    Entretanto, Quadros mostrou simpatia pela reforma agrária, tradicional característica comunista, e forte amizade com Ernesto Che Guevara e Fidel Castro. O excêntrico personagem também aparecia frequentemente embriagado e em poses constrangedoras. Contudo, a gota d' água foi a condecoração Cruzeiro Do Sul para o guerrilheiro Che. 
   No sétimo mês de seu mandato, depois de forte pressão estadunidense, Jânio Quadros renunciou. Segundo ele, "forças ocultas" o levaram ao ato, ao ser questionado, respondeu "fi-lo porque qui-lo".
     


     Quando o presidente renuncia, segundo a lei, seu vice deve assumir. 
     Quando Quadros renunciou por sua ligação com o comunismo, seu vice, João Goulart, estava na China comunista. Isso causou grande alvoroço em Brasília.
     Aproveitando a situação, três ministros militares realizaram uma tentativa de golpe, esses, apoiados pela Igreja e pela elite . O golpe não aconteceu pela ação dos legalistas, que defendiam que o vice deveria assumir, e, então, a lei ser cumprida. A solução encontrada entre os dois grupos foi a instalação de um governo parlamentarista, enquanto o presidente seria apenas uma figura representativa, pois todo poder era concentrado no parlamento.
     Em 1963, foi realizado um plebiscito, no qual o público votou para a volta do regime presidencialista.
     No ano seguinte, no dia 13 de março, Jango faz um comício, no qual explicou seu plano das Reformas De Base.
  1. Reforma Eleitoral
  2. Reforma Agrária
  3. Reforma Tributária
    No dia 19 daquele mês, aconteceu a Marcha da Família com Deus Pela Liberdade, na qual a elite conservadora e a Igreja atacavam o presidente ligado com o "diabo vermelho comunista"
      No trigésimo primeiro dia de março de 1964, com forte apoio estadunidense, o exército brasileiro aplicou o Golpe Militar.

Um comentário: