Um projeto idealizado e realizado por estudantes do ensino médio, o blog Comentaristas surgiu durante conversas entre esses. Com o objetivo de trazer informações dos mais variados temas, desde notícias do cenário "pop" atual, até matérias completas de política e histórias. Como temos um grande número de autores, as opiniões podem e vão variar de autor para autor, podem até colidir, dando ao leitor, dois pontos de vista contrários para analisar.

domingo, 27 de abril de 2014

CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa

18:11 Posted by Unknown No comments
    Integrado por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa foi estabelecida em 1996, mas já em 1989, com o encontro realizado entre Chefes de Estado e Governo de língua portuguesa, a comunidade era idealizada e apoiada por embaixadores. Em 2002 Timor-Leste tornou-se um membro da Comunidade, chegando a formação atual de 8 membros.
 Bandeira da CPLP
    A CPLP concentra suas ações em três objetivos gerais: a concertação político-diplomática; a cooperação em todos os domínios; e a promoção e a difusão da língua portuguesa. A Comunidade se mostra uma forma de praticar a política externa entre os territórios lusófonos (países com cultura portuguesa), criando projetos políticos que ajudam na interação entre os membros e associados. Os países e regiões associados à CPLP estão presentes em todos os continentes e têm status de Observador Associado. Instituições com o objetivo da comunidade são consideradas Observadores Consultivos.
    Entre os países e regiões que pediram ao Secretariado Executivo da CPLP participação na comunidade estão: Uruguai, Venezuela, Ucrânia, Croácia e Goa (índia), Galiza (Espanha). No caso do Uruguai, o qual deseja ser Observador Associado e já foi território português e brasileiro, o número de falantes de português vem aumentando, e atualmente o ensino de português é obrigatório a partir da sexta série. Em Galiza, região da Espanha, há um Observador Consultivo porém o pedido de tornar-se Associado não é aceito pelo governo Espanhol.
Países membros, Observadores Associados e países e regiões oficialmente interessados identificados no mapa
   Pelo Secretariado Executivo é feito o estudo, a escolha e a implementação de planos políticos para a organização, também é por este que a Comunidade é regida. O mandato do Secretário Executivo dura dois anos e é passível de reeleição, da criação até hoje houveram dois brasileiros ocupando este cargo. A CPLP criou os Jogos da CPLP, um evento desportivo para jovens com idade inferior ou igual a 16 anos, o qual terá sua próxima edição este ano em São Tomé e Príncipe. Realizaram, ano passado, a primeira edição do concurso Miss CPLP cuja vencedora foi Andreia Lima, de São Tomé e Príncipe. Em 2005, numa reunião na  Angola, a Comunidade decidiu que no dia 5 de Maio seria comemorado o Dia da Cultura Lusófona.
    A organização acaba frustrando expectativas que alguns sociólogos e críticos tinham em 1996. Apenas um país desenvolvido pertence à CPLP, Portugal. Fala-se que a CPLP é focada demasiadamente entre dois países, Brasil e Portugal, e acusa-se estes de neocolonialismo. Nota-se também a falta de intervenção da organização em fases críticas aos países membros desta. O Brasil, na organização, explora a relação Sul-Sul e recebe apoio ao tentar ocupar cargos em grupos de interesse para poder exercer sua soberania.
    Mesmo com duras críticas deve-se levar em consideração projetos político-diplomáticos que vêm sendo aplicados para defender e difundir a Língua Portuguesa e aprofundar o intercâmbio cultural entre os países membros.

0 comentários:

Postar um comentário