Um projeto idealizado e realizado por estudantes do ensino médio, o blog Comentaristas surgiu durante conversas entre esses. Com o objetivo de trazer informações dos mais variados temas, desde notícias do cenário "pop" atual, até matérias completas de política e histórias. Como temos um grande número de autores, as opiniões podem e vão variar de autor para autor, podem até colidir, dando ao leitor, dois pontos de vista contrários para analisar.

domingo, 1 de junho de 2014

A Dama de Ferro

10:00 Posted by Unknown , No comments
     Margaret Thatcher,nascida em 1925, filha de um dono de armazém que foi eleito prefeito de Grantham, como político independente de ideologia liberal. Margaret estudou em escolas públicas e ganhou bolsa para química na Universidade de Oxford, onde sua carreira política começaria, sendo a presidente da associação conservadora de Oxford. No começo de 1951, quando recebeu a aprovação de sua candidatura nas eleições gerais de Dartford pelo Partido Conservador, conheceu Denis Thatcher, com quem se casaria e teria gêmeos. A Thatcher tentou ser eleita 2 vezes, nas duas perdeu para o candidato trabalhista Norman Dodds.
     Em 1961 Thatcher tornou-se Secretária de Estado para Assuntos Sociais. No final 1967, com o Partido Trabalhista no poder, ela ingressou em um gabinete paralelo que asseguraria, com a volta dos conservadores ao poder, o cargo de Ministra da Educação e Ciência. Foi o que ocorreu em 1970, quando o conservador Edward Heath ganhou as eleições. Como Ministra da Educação cortou gastos desnecessários, como o leite grátis aos estudantes de 7 a 11 anos, reduzindo para um terço de copo de leite por dia para as crianças mais novas. Na imprensa e no Partido Trabalhista o caso foi um escândalo, apelidando-a de "Margaret Thatcher, Milk Snatcher" (algo como "Margaret Thatcher, Sequestradora de Leite"). Thatcher ainda fechou grammar schools, escolas com ensino restrito, para abrir escolas de ensino abrangente durante o seu período de ministério.
Thatcher em discurso.
       Em 1975, quando Edward Heath perde nas eleições para um trabalhista sua liderança do Partido Conservador entra em dúvida e Margaret é eleita como a nova líder do Partido. O primeiro-ministro trabalhista James Callagham, em 1978, colocou a alta probabilidade de vitória dos trabalhistas nas eleições gerais no lixo ao comunicar que não haveria eleições gerais no ano. A oposição conservadora fez pressão no governo trabalhista e operários entraram em greve no inverno de 1978-79, gerando o "Inverno do Descontentamento".
         Diante da fragilidade do governo, nas eleições de 1979 Thatcher tornou-se a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo da política britânica. Sua política neoliberalista no início de seu governo mostrava o quão mão de ferro era a mulher, que ao invés de crescimento econômico, proporcionou o enfraquecimento da economia, que passava por crises desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1984, apesar de greves sérias, foi reeleita com a popularidade que a vitória na Guerra das Malvinas lhe trouxe. Sua oposição cada vez mais aumentava. Suas escolhas não agradavam nem aliados, nem opositores, entre elas estava a decisão de não aderir à União Europeia. 
        O apelido Dama de Ferro surge em meados de 1970 com suas críticas ao comunismo, e cada vez mais se popularizava com suas políticas duras. Dama de Ferro foi atribuído também quando saiu ilesa de um atentado do Exército Irlandês, que reivindicava a Irlanda no Norte.
Representação de Margaret Thatcher como a Dama de Ferro.
      Nos anos seguintes o país começava a crescer com o "thatcherismo". As privatizações, os cortes de gastos e sua política contra o Estado de bem-estar social faziam o Reino Unido voltar a crescer, e já em 1987 registrava o aumento do de 5% do PIB. Thatcher também havia se aliado ao presidente estadunidense Ronald Reagan.
        A Dama de Ferro conseguiu reeleger-se novamente em 1987, com uma margem pequena em relação ao adversário. Nesse mandato a primeira-ministra foi infeliz ao implantar a poll tax, um imposto onde os mais pobres pagariam mais enquanto os mais ricos pagariam menos. Thatcher perdeu o apoio do próprio partido e dos EUA, que agora não era mais governado por Reagan, mas sim por Bush, que não tinha simpatia por suas políticas. A Dama de Ferro viu-se forçada a renunciar o cargo em 1990.
Protestos contra poll tax.
         Margaret Thatcher era a encarnação do neoliberalismo e uma grande mulher. Disse: "Se quer algo dito, procure um homem; se quer algo feito, procure uma mulher.", quanto ao Brasil ela acreditava na sua capacidade para uma superpotência. Foi uma das primeiras lideranças da Guerra Fria a simpatizar com a política de Gorbachev. Até hoje é lembrada com amor e ódio pelos ingleses, e, em 2011, o filme "A Dama de Ferro" retratou a vida de uma líder influente e importante no cenário global.
Filme que rendeu um Oscar à atriz Meryl Streep.

Fontes: Brasil Escola - UOL Educação - UOL Vestibulas - Wikipédia - Exame - BBC - BrainyQuote - bio. 

0 comentários:

Postar um comentário