Um projeto idealizado e realizado por estudantes do ensino médio, o blog Comentaristas surgiu durante conversas entre esses. Com o objetivo de trazer informações dos mais variados temas, desde notícias do cenário "pop" atual, até matérias completas de política e histórias. Como temos um grande número de autores, as opiniões podem e vão variar de autor para autor, podem até colidir, dando ao leitor, dois pontos de vista contrários para analisar.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Elysium

18:36 Posted by Unknown , No comments
 Quando superlotação, guerras e crescimento desenfreado da poluição e do lixo tomam conta de nosso planeta, a elite da Terra cria uma estação espacial gigante chamada Elysium, onde não há poluição, escassez de recursos e todos os funcionários são robôs programados para entender e proteger os moradores de Elysium, que nunca adoecem ou envelhecem.


 A história acontece em 2159, em pleno século 22, onde a maior parte da população terrestre passa por dificuldades, sendo mão de obra barata em imensas fábricas, comandadas por fornecedores da imensa Elysium.
 Logo no inicio já é feita uma critica, o protagonista(Matt  Damon) do filme é espancado pelos guardas robôs sem ter feito nada, mostrando o abuso de autoridade. Assim, ele tem seu braço quebrado e vai para a fábrica em que trabalha, onde recebe uma ameaça de demissão pois não está fisicamente disponível e existe uma fila imensa de desempregados esperando uma vaga.
Após uma leva de robôs ser posta numa maquina onde são expostos à radioatividade e calor intensos. A cena muda para um aglomerado de pessoas, em sua maioria doentes e deficientes, que pagam para receberem uma "documentação" falsa, feita diretamente na pele e serem levados para Elysium, onde têm uma chance de cura. Logo, três naves decolam e são detectadas pelos radares da estação espacial. Esta aciona um mercenário fortemente armado que atira misseis guiados para destruir as naves clandestinas. Duas delas são destruídas, enquanto uma milagrosamente desvia do míssil  e consegue pousar em Elysium. Forças  robóticas são mobilizadas e abatem ou capturam os imigrantes clandestinos. Já viu isso em algum lugar não é?
 Só uma mulher com sua filha escapam e invadem uma mansão onde encontram uma das máquinas médicas. A garotinha é curada e logo depois ela e sua mão são capturadas pelos robôs.Os sobreviventes são deportados de volta para Terra.


 É claramente perceptível uma crítica feita pelo filme em relação aos direitos humanos desiguais e a invasão de latino americanos à América do Norte em busca de uma melhor qualidade de vida a si mesmos e a suas famílias. São vistos os conflitos de fronteira, onde muitos imigrantes são abatidos e mortos ou barrados por cercas e muros. Os que obtém sucesso mas são pegos ou não têm autorização, algo muito difícil de se conseguir, são deportados de volta para seu país de origem, presos ou até mortos pelas autoridades.
 Como visto no filme, muitos deles se envolvem com entidades criminosas para tentarem a sorte na fronteira e nos países invadidos, o que os deixa a mercê destas entidades e têm que trabalhar para essas,mesmo que custe sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário